top of page

Nosso compromisso é de buscar o equilíbrio da imersão no mundo digital com o bem-estar físico e mental

NOSSA HISTÓRIA

A Associação Matera é uma entidade sem fins lucrativos que surgiu como resultado de um esforço coletivo de muitos profissionais que têm se dedicado à conscientização sobre o uso saudável das telas digitais em diversos campos, como Psicologia, Medicina, Direito e Pedagogia.

Assim reconhecemos a necessidade de promover mudanças em direção a uma integração mais saudável entre humanos e tecnologia, que nasceu a Matera, a fim de buscar uma abordagem que valorize o indivíduo, a sociedade e que promova o empoderamento e dignidade, em vez de alienação.

Nossa missão é servir como guardiões na era digital, orientando a sociedade para práticas mais saudáveis, construtivas e sustentáveis, enquanto capacitamos profissionais da saúde, educação e direito a liderar esta transformação.

NOSSO PROPÓSITO

Entendemos que muitos de nós foram afetados pelo uso descontrolado das telas e, por isso, precisamos gerar reflexões e ações que protejam nossa sociedade no futuro!

A Associação Matera entende que é preciso incorporar os valores humanos no desenvolvimento tecnológico. Orientados por esses valores, posicionamo-nos como uma organização autogovernada, sendo guiada por todos em um conjunto de ideias em comum.

Convidamos cada indivíduo a se unir a essa jornada de autenticidade e responsabilidade. Somos agentes ativos na construção de um amanhã mais ético e equitativo, onde ninguém será deixado para trás. Cada ideia, cada ação conta. Junte-se a nós na busca por um futuro em que a tecnologia não apenas avance, mas também proteja, nutra e celebre o melhor que há em todos nós.

Valores que refletem o compromisso da Associação Matera com o ser humano, visando o bem-estar e o desenvolvimento da nossa sociedade.

Educação e Conscientização

Valorizamos o uso saudável da tecnologia, promovendo programas educacionais e workshops para crianças, adolescentes e adultos, bem como oferecendo recursos e ferramentas práticas para gerenciamento do tempo de tela.

Saúde e Bem-Estar

Capacitamos profissionais das mais variadas áreas para entender e tratar questões relacionadas ao uso excessivo da tecnologia e oferecer serviços de consultoria e orientação médica e psicológica a usuários e familiares.

Integridade e Segurança

Fornecemos consultoria jurídica especializada em questões de segurança, privacidade online e direitos dos usuários, além de apoiar políticas públicas que promovam um uso responsável da tecnologia.

Colaboração e Parcerias

É indispensável o trabalho conjunto com organizações e instituições, incluindo empresas, escolas, órgãos governamentais e entidades da sociedade civil, para criar uma rede de apoio e acompanhamento para questões relacionadas ao uso da tecnologia.

Pesquisa e Inovação

Valorizamos a busca contínua sobre o impacto da tecnologia na saúde e no bem-estar humano, buscando insights práticos e baseados em evidências para orientar suas iniciativas e programas.

Comunidade e Apoio Mútuo

Estabelecemos centros de atendimento comunitário e grupos de apoio para oferecer orientação, suporte e aconselhamento a usuários e famílias que enfrentam desafios relacionados ao uso da tecnologia.