Nossos serviços

Os 9 eixos de atuação da Associação Matera unem as especialidades de nossos profissionais e buscam construir uma sociedade mais equilibrada. Educar para o uso saudável e construtivo da tecnologia é nossa principal missão.

• Crianças e Adolescentes: Desenvolver programas educacionais específicos para escolas e comunidades que ensinem crianças e adolescentes sobre a importância de um uso equilibrado da tecnologia, segurança online, alfabetização digital e habilidades emocionais para lidar com as pressões digitais;

• Adultos: Oferecer workshops, seminários, consultorias e demais recursos educacionais, destacando questões como gerenciamento do tempo de tela, privacidade online, cidadania digital e desenvolvimento de habilidades críticas de pensamento.

• Profissionais da Saúde: Capacitar médicos, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais de saúde para entender e tratar questões de saúde relacionadas ao uso excessivo da tecnologia, como vício em redes sociais, jogos online e demais plataformas e suas relações com os distúrbios do sono, obesidade e demais problemas envolvendo a saúde mental de crianças e adolescentes e adultos;

• Oferecer consultoria e atendimentos médicos e psicológicos a usuários excessivos e membros ou familiares envolvidos. Oferecer serviços de aconselhamento e terapia para usuários e famílias, bem como fornecer orientações acerca da melhoria e do cuidado da saúde física das crianças, adolescentes e adultos.

• Colaborar com empresas para promover políticas e ambientes de trabalho que incentivem um equilíbrio saudável entre trabalho e a vida digital, bem como programas de conscientização sobre segurança de dados e uso responsável de dispositivos no local de trabalho;

• Oferecer treinamento e intervenção corporativa, se requisitado;

• Colaboração com outras organizações nacionais e internacionais, estabelecendo parcerias com outras instituições que compartilham objetivos semelhantes, como escolas, instituições de ensino superior, instituições de saúde, empresas de tecnologia e órgãos de proteção de dados, para criar uma rede de apoio e de acompanhamento.

• Assessoria Legal: Oferecer consultoria jurídica especializada em questões de segurança digital, privacidade online e direitos dos usuários, além de ajudar as vítimas de crimes cibernéticos a entender seus direitos e buscar justiça;

• Desenvolver programas de segurança digital que possam ser oferecidos e compartilhados, de acordo com as necessidades.

• Apoio a Políticas Públicas: Fornecer consultoria e pesquisa para órgãos governamentais na criação de políticas públicas que promovam um uso saudável da tecnologia, regulamentando práticas prejudiciais e incentivando iniciativas de educação digital nas escolas.

• Treinamento de Profissionais: Desenvolver programas de treinamento para profissionais de saúde mental, educadores e advogados que desejam se especializar em questões relacionadas ao uso responsável da tecnologia e segurança digital.

• Centros de Atendimento: Estabelecer ou criar parcerias entre centros de atendimento comunitário, familiares como grupo de apoio visando oferecer orientação, suporte e aconselhamento a usuários e famílias que buscam ajuda para superar o uso excessivo da tecnologia.

• Estabelecer grupos de familiares e entusiastas, que possam fazer contato com pares e colegas, aumentando a capilaridade das ações junto ao público- leigo.

• Estudos e Pesquisas: Realizar pesquisas contínuas sobre o impacto da tecnologia na saúde física e mental, bem-estar e desenvolvimento humano, com foco em fornecer insights práticos e baseados em evidências.

• Educar outros pais por meio de programas e workshops, criando recursos e ferramentas para gerenciar o tempo de tela das crianças, compartilhando experiências em grupos de apoio e participando de campanhas de conscientização. Além disso, há o desenvolvimento de programas familiares, colaboração em pesquisas, avaliação da eficácia das iniciativas, estabelecimento de parcerias e busca de apoio externo.