top of page
Amanda Menezes

Como lidar com a "Geração Ansiosa"?

Geração Ansiosa

O debate a respeito do uso descontrolado da tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço e relevância, especialmente quando se trata de uma utilização feita por crianças e adolescentes que tem se tornado uma geração ansiosa. Dentre as perspectivas discutidas estão aquelas que são mais flexíveis como, por exemplo, que incentivam a condução dessas questões por meio do diálogo franco e aberto entre pais/cuidadores e filhos, chegando, por fim, às mais diretivas e pontuais que estipulam limites mais claros em relação ao acesso contínuo às tecnologias.


O psicólogo Jonathan Haidt, Doutor em Psicologia Social pela Universidade da Pensilvânia, descreveu 4 regras para melhor controle do uso de celulares por crianças e adolescentes. Haidt, vale dizer, é autor do livro “A Geração ansiosa” (da editora Companhia das Letras, lançado no Brasil em julho/2024), que aborda os efeitos prejudiciais das telas na saúde mental e no desenvolvimento de jovens e adolescentes.


Que tal conhecer as 4 regras?


1- Não usar smartphones com livre acesso à internet até os 14 anos;

2- Não acessar redes sociais até os 16 anos, por compreender que a puberdade é um período de maior vulnerabilidade na formação dos adolescentes;

3- Proibição do uso de smartphones nas escolas e, finalmente,

4- Estimular a independência, o brincar livre e responsabilidades da vida real, a exemplo do que ocorria na década de 1990.


E aí, qual a sua opinião sobre este assunto?


67 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page