Lia Belliero

A criança e o brincar

No brincar a criança descobre e encontra a liberdade de inventar, realizar o que aparentemente seria impossível, a escolha e a criatividade de transitar no tempo que ela desejar: passado, presente e futuro. É também nesse movimento que a criança destrói, reconstrói, organiza, desorganiza e ordena o mundo a sua maneira favorecendo o descobrimento de uma harmoniosa reprodução entre o mundo real e o mundo imaginário. Através do brincar a criança tem a oportunidade de realizar atividades coletivas enriquecendo o processo de socialização e aquisição de novos conhecimentos. O mundo encantado das brincadeiras entre tantas vantagens e benefícios são também importantes fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

Entretanto, progressivamente constatamos que a sociedade mudou, a família mudou, a criança mudou e as brincadeiras seguem também o curso das mudanças, muitas vezes, atualmente, ancorada ao universo digital. Os aparelhos digitais repetidas vezes oferecem fantasias prontas monopolizando e sequestrando o tempo disponível que a criança teria para brincar e interagir com seus pares.

As mudanças ocorridas no universo infantil com a inserção dos aparelhos digitais, são perturbadoras. Os filhos estão sendo criados em um mundo no qual as experiências, o aprendizado e a vida diária estão sendo largamente influenciadas pelas mídias digitais. E assim, assistimos ao desenvolver de uma geração de ansiosos indivíduos frente ao novo modelo de viver e conviver com as exigências impostas pelos apelos das midias digitais. É necessário refletir com cuidado sobre o adequado uso tecnológico principalmente no decorrer das fases infantil e adolescente dos nossos jovens. Os pais necessitam aprender a atuar como mediadores no desafiador caminhar digital dos filhos.

Leituras recomendadas:

Desmurget, M. (2021). A fábrica de cretinos digitais: Os perigos das telas para nossas crianças. São Paulo - Vestígio

Kilbey, E. (2018). Como criar filhos na era digital. São Paulo: Schwar

Oliveira, C, M. Dias, A, F. (2017). A Criança e a Importância do Lúdico na Educação. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 02, Ed. 01, Vol. 13, pp. 113-128 janeiro de 2017 ISSN:2448-0959 – Acesso abril, 29, 2020

A criança e o brincar